Quando devemos castrar nosso cão

 

 

Chegou a hora da castração . Para o seu cão ter uma recuperação rápida temos que conhecer as ações básicas para o pré e pós operatório. Dois motivos vem se disseminando a castração dos cães e incentivado pelos veterinários. A primeira é para haver um maior controle da população canina e a segunda é trazer uma melhor qualidade de vida do animal, evitando alguns tipos de câncer, entre outras vantagens.

 

Um fator que dificulta e muito a castração é o medo dos proprietários destes cães, porém os veterinários dizem que se houver um preparo adequado , não se terá problemas maiores ,antes nem depois da cirurgia. E segundo eles os benefícios para quem opta pela castração são infinitos. O principal é em relação a uma melhor condição de saúde dos caninos.

 

O maior problema que existe em relação a esta cirurgia é o preconceito e a falta de informação dos donos dos pets. Quando um veterinário coloca para uma pessoa , que chegou a hora da castração, parece que o mundo esta despencando na cabeça do proprietário daquele animal.

 

 

Chegou a hora da castração

 

Geralmente a postura do veterinário para este tipo de cirurgia é a seguinte. Ele pede para o proprietário do cão traze-lo pela manhã e só o libera a tarde. Ele fala finalmente para o dono  chegou a hora da castração. O veterinário só libera o animal geralmente no final da tarde porque é o momento que a sedação do canino perde seu efe

 

Antes disso , com a sedação ainda influenciando o cão. O animal pode, vomitar, urinar e defecar em cima de si. Ou pior pode andar desnorteado, ficar sonolento, confuso e mesmo não reconhecer o próprio dono. Neste instante, com esta atitude, o veterinário evita que outros cães aborreçam o canino operado ou mesmo outras pessoas o perturbem.

 

Um dos fatores que fazem com que o dono prorrogue o máximo esta cirurgia e não admitem que chegou a hora da castração. è o pavor que o cachorro morra na mesa de cirurgia por causa da anestesia ou mesmo , que ele perca a agressividade e deixe de ser um cão de guarda ,como sempre foi, após a castração.

 

Segundo especialistas ¨ um cão não deixa de defender seu habitar ou mesmo deixa de ser doce, amoroso. Só porque foi castrado. Ainda segundo estes especialistas, esta cirurgia só tem vantagem e a principal é em relação a uma saúde melhor do animal ¨ . O que ocorre é que o proprietária adia tanto esta intervenção , que quando pensa em faze_lo, muitas das vezes o cão esta mais velho e sem as mesmas condições  saudáveis de saúde para realizar esta cirurgia.

 

Qual é o momento exato para a castração

 

Isto fator que divide a opinião dos especialistas.Uma coisa é certa a unanimidade é que não deve ultrapassar um ano de idade. Outros especialistas acham melhor haver a castração por volta dos 6 meses de vida seja para as fêmeas , seja para os machos e eles explicam o por que disto, mas jamais antes deste tempo.

 

Existem estudos relatando castração em animais muito novos.O s veterinários que são da opinião que devem fazer a cirurgia antes dos 6 meses dizem que fazendo neste período se evita na fêmea o primeiro cio, evitando a piometria ( Uma grave infecção uterina )  e diminuem drasticamente as chances  o desenvolvimento de tumores de mama,ovário e útero, nas fêmeas.

 

Esta cirurgia serve também para combater sérias doenças nos machos, onde podemos destacar a redução a zero  dos casos de câncer de próstata e testículo e diminuem em alto índice as chances de hérnias perineais.. Segundo este segundo grupo de especialistas a fase ideal da intervenção é quando o animal completar 4 meses de vida, pois o animal já teria desenvolvido seus órgãos em 50%. Nesta versão este percentual esta relacionado ao seu crescimento e os hormônios , que já teriam feito o seu papel.

 

Os especialistas que acham o correto seria castrar com 1 ano de idade. Baseiam esta sua teoria na formação completa dos hormônios sexuais que são importantes no crescimento do animal. Sendo que seja uma ala ou outra  acham imperial a castração do animal pelos mesmos motivos saúde em primeiro plano e controle da natalidade. Esta questão se chegou a hora da castração, vai depender muito do poderio físico do animal e de sua raça. Só quem pode definir isto é o veterinário de sua confiança.

 

Os veterinários colocam que um cão de 10Kg , já tiveram seu desenvolvimento aos 12 meses. Enquanto os cães de porte grande ou gigante  ainda podem ser adolescentes. O certo para definir esta situação é o veterinário e aconselha-lo, na primeira consulta.

 

O preparo da cirurgia

 

Este preparo na realidade começa desde o primeiro contato de seu cãozinho com o veterinário, ou seja, desde a primeira consulta, onde o veterinário observa e indicará  o momento certo e dirá . Chegou a hora da castração. Avaliando o desenvolvimento do cão em se tratando do aspecto físico e hormonal.

 

Pré-operatório

 

  • O jejum alimentar do pet por 10 horas e o relacionado a água pelo menos duas horas.
  • Banhe seu cachorro no dia anterior com sabonete ou xampu antisséptico
  • O ideal é que o cão seja levado a clínica de carro. Se ele for um cão estressado converse com o veterinário. Com isto ele vai analisar o caso e se achar conveniente, indicará uma medicação.
  • O seu pet deverá realizar um chechup. Para a cirurgia correr tranquilamente. Geralmente é um exame de sangue e eletrocardiograma. Agora sim, chegou a hora da castração.

 

 

Pós-operatório

 

 

  • Uma das coisas que o dono do cão tem que ficar atento, são com os pontos após a cirurgia e observar algumas situações. Tais como: inchaço, secreção, coloração ou cheiro no local da cirurgia.
  • Outro detalhe a ficar atento se a medicação esta provocando vômito, diarreia ou coceira. Qualquer situação anormal comunique o veterinário.
  • Uma dica importante quando o cão vier da cirurgia procure coloca-lo em regiões baixas para ele não subir em escadas, cama , sofá e etc…
  • Monitore o cão de perto. Não permita que ele faça esforços físicos para evitar o rompimento dos pontos interno e externo
  • O colar elisabetano ou roupa cirúrgica. È obrigatória, principalmente nas fêmeas, pois quando o animal sente dor ou coceira, vai direto nos pontos coçar
  • Nas primeiras horas depois da cirurgia, na sua residência, procure um local de contenção, que seja limpo, silencioso e aquecido.
  • Se ao se levantar o animal procurar água e comida. Pode dar-lhe aos poucos para ele se estabilizar. O animal volta a se alimentar normalmente depois de 24 horas da cirurgia. Com isto , Chegou a hora da castração, foi feito, sem estresse para o cão e para o dono do animal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

Deixe um comentário