Kit de primeiro socorros

Kit de primeiro socorros. É um conjunto de remédios e outros itens que devemos ter , seja para termos em casa ou levar para alguma viagem. Quem foi que não passou maus momentos com seu pet, que resolveu em momentos inesperados fazer uma estripulia. Geralmente, quando o fazem, é quando não temos acesso a um veterinário.

 

Os acidente mais comum com seu pet, são em geral, contusões, entorse, fraturas, feridas, lesões por mordeduras, reações alérgicas, e intoxicações. Por isto é fundamental que o dono do pet , tenha em casa, os suprimentos básicos para dar os primeiros socorros,  e dessa forma , o kit de primeiro socorros é fundamental.

 

 

Kit de primeiro socorros

 

Na construção desse kit é fundamental a instrução de um veterinário. Isto porque será ele que vai lhe orientar as necessidades principais que você tem que ter, caso necessite de ação mais efetiva. Dando a dica de quais os elementos necessários neste kit de primeiro socorros e dessa forma, evitando que você de ao animal coisas que podem dar alergias ou aumentar as complicações.

 

Só o veterinário deste animal, possui o histórico do mesmo, e assim é a pessoa indicada a listar os principais medicamentos orais  a serem aplicados e dose correta. Desta forma você evita estragos maiores. Alguns itens serão de uso comum, mas terá algumas coisas que serão de uso exclusivo daquele animal, pois foi recomendado pelo veterinário responsável por ele.

 

A princípio esta lista vai constar de coisas úteis e para ser utilizado até ter condições de procurar o medico veterinário do pet. E nessa lista constará 12 itens, que serão dados e alguns de uso comum e outros mais específicos que o veterinário vai lhe explicar como usa-lo. Vamos a lista do kit de primeiro socorros.

 

Lista da mala milagrosa

 

  • Termômetro- Tenha um que seja apenas utilizado pelo seu pet. A temperatura normal dos cães são de 38 à 39,2 graus . O uso do termômetro é feito introduzindo no ânus do animal.
  • Conta gotas ou seringa oral ( sem agulha)- são bem toleradas pelo animal, no momento de lavagem de ferimentos ou ingestão de medicamentos.
  • Pomadas antissépticos, desinfetante e antibióticos – Destinadas a cicatrização de feridas. Na escolha peça orientação médica, pois nem todas exercem esta função e tem algumas pomadas de uso interno e outras de uso externo.
  • Carteira de identificação e vacinação- Mantenha sempre atualizada, com todas as vacinas tomadas e também contendo endereço, peso e idade
  • Gaze estéril- São usadas para limpar ferimentos e fazer curativos. Uma dica prefira a gaze ao algodão. Para não haver contaminação da gaze guarde-a em local limpo e na sua embalagem sem contato com outros medicamentos.
  • Esparadrapo- Muito útil, porém use-o de forma a não entrar em contato com a ferida. Somente coloque ele em cima da gaze. OBS: cuidado no seu uso, pois ele pode colar no pelo do animal e na hora da retirada, ser muito doloroso para o seu pet. Então se possível raspe as bordas do ferimento, com uma lâmina estéril e de preferência esterilizada com álcool.
  • Luvas descartáveis- Não deixe faltar no se kit de primeiro socorros este item. Seu fundamento é para poder manusear com segurança, seja para você e para ele mesmo o ferimento evitando a contaminação.
  • Remédio para alergia- Os cães que convivem com alergias, tem que ter uma indicação do veterinário, qual o remédio a tomar.
  • Soro fisiológico- Algo de grande importância na lista. Principalmente se seu animal é arteiro. Serve para limpar ferimentos e queimaduras. OBS: prefira o soro a água oxigenada, pois esta pode irritar a mucosa de alguns animais.
  • Tesoura sem ponta- ela é indicada para cortar fita, gases e outros materiais
  • Remédio contra enjoo- O veterinário vai indicar um remédio para isto, caso o seu pet seja propenso ao enjoo. E se for viajar de carro( e ele costumeiramente enjoa) use-o 15 minutos antes  de embarcar e mantenha jejum alimentar.
  • Focineiras- As vezes é duro para o dono do cão usa-la, mas se por algum motivo o animal sentir uma dor qualquer ,ele pode querer morder, como forma de defesa, mesmo sendo um animal dócil. Finalmente chegamos ao final da lista do nosso kit de primeiro socorros.

 

 

 

 

 

Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

Deixe um comentário