Chegou a hora de ir oftalmologista com seu cão

Momento certo de levar seu pet ao oftalmologista. Este momento ocorre quando você percebe que seu cão, começa a tropeçar nas coisas e trombar com os móveis. Outro fator para definir este momento é quando você observa água nos olhos do seu cão.

 

Saiba se esta aparecendo estas problemáticas começa a chegar a hora de leva-lo a um especialista. Como acontece com o homem quando ocorrem estas anormalidades tem que levar para verificar com exatidão essa situação.

 

Momento certo de levar seu pet ao oftalmologista

 

Estes problemas oculares podem ser derivados de situações congênitas, idade avançada ou acidentes. Devido a este fato só um especialista poderá tirar as dúvidas e definir as causas desse problema.

 

Segundo uns especialistas da área aconselha que a primeira visita devesse ser feita logo que o cão ainda fosse filhote, pois quando mais cedo se identificar problemas oculares, mas fácil é o tratamento.

 

Existem doenças que se apresentam nos cães tipo glaucoma, que só é percebido quando o cão perdeu parcialmente a visão e neste caso só um especialista para aferir o caso e prescrever o tratamento.

 

Alguns sinais demonstram que tem algo de errado com seu cão e no caso ocular podemos destacar: excesso de secreção, olhos avermelhados, lagrima, irritação nos olhos, olhos que ficam muito tempo fechado, evidência de cegueira, tais como: esbarrar constantemente em objetos.

 

A rapidez vai definir se será possível ou não resolver o problema de seu cão, então se observar uma das características, colocadas nas linhas anteriores, procure com urgência um especialista e não caia na armadilha de tentar resolver o problema sozinho.

 

Nunca tente limpar ou medicar os olhos de seu cão por conta própria antes de uma consulta prévia a um especialista na área. Chegou momento certo de levar seu pet ao oftalmologista. As alterações identificadas facilitaram o veterinário especialista verificar qual é o melhor procedimento. No caso do bichano nunca ter  apresentado   problemas oculares os especialistas recomendam a partir dos sete anos de vida procurar, pois pode haver um problema no interior dos olhos e só um veterinário especialista poderá identificar.

 

Então independente do passado, quando chegar aos sete anos de vida, chegou momento certo de levar seu pet ao oftalmologista. Nesta época o especialista vai fazer todos os tipos de avaliações, através de exames para verificar o quadro ocular do seu cão.

 

Nesta época os cães são mais suscetíveis à úlcera de córnea, alterações de pálpebras, glaucoma, conjuntivite em geral, deslocamento da retina, e ceratoconjutivite seca, isto signifa queda da produção de lagrimas.

 

E todas estas problemáticas a olho nu, principalmente para um leigo, fica praticamente impossível detectar um problema mais sério na região ocular de seu cão. Então a única solução é a procura de um veterinário especialista.

 

A primeira consulta

 

Esta consulta não difere muito da feita por seres humanos. A diferença básica é que naturalmente por a região ocular ser mais sensível o seu peludo ficará mais agitado do que o comum. A primeira coisa que o especialista fará será uma entrevista com o dono do cão para saber os motivos que o levaram a procura-lo.

 

A primeira ação será uma avaliação física dos olhos para ver se não tem algo latente na região ocular do animal. Logo a seguir o especialista fará testes para verificar, com certeza, plena, as condições do pet em questão. Dessa forma se fará um mapeamento de toda a região ocular do animal.

 

Entre os procedimentos mais comum se fará uma medicação que irá verificar a produção de lágrimas do animal, como também, e um exame de pressão intraocular, conhecida como exame de fundo de olho.

 

 

Predisposição das raças

 

Algumas raças, como a Poodle, Coker Spaniel, Maltês e Lhasa Apso , são mais predispostos a adquirirem cataratas por questões genéticas, já  os chamados braquicefálicos , que tem focinhos achatados,  como Pug, Buldogue, Shih-Tzu e Pequinês , são mais propensos a ter traumas oculares e problema de palpebrais.

 

Concluindo  Momento certo de levar seu pet ir ao oftalmologista, é quando você observar alguma anormalidade nos olhos. E caso isto não ocorra a partir de sete anos de vida, pois aparecem anormalidades internas, que não são visto a olho nu. Só a base de exames e existem algumas raças predispostas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

Deixe um comentário