Como ensinar o cão fazer xixi no lugar certo

O cão fazer xixi no lugar certo .  Esta problemática é mais em cães que ficam enfurnados em lugares que são impedidos de se locomoverem de  forma natural. Podemos citar como exemplo os apartamentos. Com isto o cão espalha a urina por qualquer cômodo da casa. Estes cães em geral, quando adultos não tiveram uma educação sanitária apropriada.

 

Esta mudança de situação só poderá ser alterada, se o dono for persistente, e com isto , buscar novos métodos que façam o cão urinar, num determinado local. Se o cão vem com uma certa idade e hábitos equivocados a missão de orientar o cão a fazer xixi no lugar certo é difícil, mas de forma alguma impossível.

 

O cão fazer xixi no lugar certo

 

 

Como fazer o cão fazer xixi no lugar certo. Não importa do local que ele veio e a idade do mesmo, neste momento o que vai ser de vital importância é instruí-lo a fazer suas necessidades no local que o dono acha apropriado. Neste momento tem que indicar ao cão o local exato ,onde ele deve fazer suas necessidades. Em síntese  mostrar a ele, qual é o local exato do banheiro dele.

 

Enquanto você não tomar esta atitude o cão não terá um referencial de onde pode e onde pode fazer suas sujeirinhas. E esta postura deve ser adotada em qualquer ensinamento, que deseje passar para o seu novo bichano. Não adianta brigar com o animal. Afinal se você der uma senhora bronca e não explicar, onde é o lugar correto ele pode parar de fazer ali, mas ira fazer em outro local inapropriado.

 

As regras fundamentais para o cão fazer xixi no lugar certo

 

Um dos fatores imperais para este ensinamento dar certo é que todos na casa participem desta missão. Isto devido se todos não estiverem atentos para o fato . Corre o risco do ensinamento não ser captado pelo cão. Vamos as cinco atitudes fundamentais nesta nova fase do cão.

 

1- seja persistente

como qualquer ação de ensinamento a um pet, tem que haver a persistência e constância para alcançar os seus objetivos. Nesse caso é conseguir do cão fazer xixi no lugar certo. Com a constância no ensinamento o cão aos poucos vai se adaptar a nova diretriz.

 

2-Nada de dar susto

Nunca grite com o animal, esta é uma das regras fundamentais do ensinamento. Outro fator e não bater no animal, não esfregar o focinho dele na urina e não ameaça-lo ,pois assim , você esta disseminando no cão ,o medo e não o aprendizado. Estas atitudes deixa o animal traumatizado e ele acha que qualquer lugar que fizer xixi esta errado.

 

3-Associação positiva

O ideal neste momento é leva-lo , onde você deseja que ele use como banheiro. Quando ele terminar a sua higiene de a ele uma recompensa. Como carinho, afago para que ele perceba , que dessa vez ele acertou e assim o cachorro ficara satisfeito com sua vitória.

 

4- Só um barulho

Se por acaso o cão fazer xixi em local errado. Apenas bata palmas uma única vez e fale não. E para o cão fazer xixi no lugar certo. Leve ele novamente no seu banheiro. Só isto provocará um susto no animal.Isto não tirará a vontade de ele urinar. E se ele fez de forma correta. De-lhe uma recompensa, como um gostoso carinho.

 

5- Não prenda ele

Para você conseguir seu objetivo, o cão fazer xixi no lugar certo uma coisa é fundamental , não prenda o cachorro em cubículos por horas para tentar corrigi-lo, pois com isto, estará dando um paço atrás, em todo o ensinamento. Com esta atitude, provavelmente você deprimirá o seu cão e dessa forma o animal se sentirá tristonho e não é isto que você deseja do seu animal.

 

Os três passos infalíveis para conseguir o seu intento

 

Estas são as principais dicas para conseguir do seu cão fazer xixi no lugar certo. E isto será uma vitória para você e principalmente para ele.

 

1- Reforço positivo

  • Quando você escolher, qual é o melhor local para o seu cão fazer a higiene dele, procure associar isto a coisas positivas.No momento que ele executar e fizer suas necessidades de-lhe petiscos, agrados e demostre para ele que ali é um lugar agradável. Um outro fator de grande relevância, jamais prenda ele no local , onde fica o banheiro dele para força-lo a fazer o xixi. Esta atitude estes produtos facilitam a limpeza.
  • Para terminar e fazer a conclusão tenha certeza que seguindo estes passos você conseguirá seu objetivo   O cão fazer xixi no lugar cer

 

2-A hora do passeio

Caso o seu peludo goste de fazer xixi na grama. Ao sair para o passeio leve o tapete higiênico dele e quando ele for fazer o  seu xixi , coloque o tapete embaixo dele, com o intuito de impregnar o tapete com o cheiro do xixi. Isto será muito importante na luta para ele usar sempre o seu banheirinho, sempre que tiver em casa. outra dica importante ao voltar do passeio leve seu cão no local indicado para ele usar o banheiro, mesmo que ele não tenha vontade de usa-lo, apenas para lembra-lo que o lugar certo do xixi é ali.

 

3- Cheiros e mais recompensas

De volta do passeio coloque o tapete de urinar no local correto. Impregnado com o cheiro da urina, apenas para ele saber que ali é o local certo para ele urinar.Os cachorros associam muito o odor e assim fica mais fácil ele ter consciência  que ali é o local certo. Com o tempo ele vai automaticamente para lugar correto e faz seu xixi em cima de algo que ele sabe que foi determinado para ele fazer suas necessidades.

 

Ambiente ideal para o xixi

 

Uma coisa que você deve levar em conta é que nem sempre estará em casa na hora do xixi, de seu cão. Então prepare-se para esta situação. O local destinado para seu cão fazer xixi deve ser de fácil acesso e nunca ser totalmente fechado e com piso liso e frio.

 

Ultimas dicas, porém fundamentais

 

  • Coisas do pet-  O local para ele fazer suas necessidades. São exclusivamente para isto, então mantenha afastado desse local ração, água, brinquedos e sua cama. Dessa forma ele vai saber diferenciar os locais , isto o banheiro é para as necessidades fisiológicas, já as outras coisas tem seu lugar definido também.
  • Ralo para escoar- Nunca esqueça deste detalhe, pois quando você for fazer a limpeza total, lavando o local do banheiro, tem que haver um local de escoamento.
  • Spray atrativo- Quando você estiver no início do treinamento. Este spray pode ser muito útil. pois o odor dele vai atrair o cão para aonde ele deve urinar.
  • Kit de limpeza- Tenha sempre: amônia, papel toalha e um educador sanitário.
  • Perfeita absorvição- Existem alguns objetos que são absorventes e por isto atraem os cães a fazerem xixi. Podemos destacar jornal ou tapete higiênico, além desse fator

Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

Deixe um comentário