Cinomose: a doença mais temida dos donos de cães
|O perigo da Cinomose. Compreender esta doença pode auxiliar no salvamento do seu cão. Esta doença é causada por um vírus e é bastante contagiosa entre os cães. O perigo da Cinomose e pelo seu alto índice de falecimento. Ela pode atingir qualquer raça de cão, sendo que o mais comum é atingir os filhotes.
Quando comparada com outras doenças , o perigo da cinomose é maior que as outras que atingem os cães. Esta doença é que mais leva cães ao óbito, chegando de 25% à 75%. Entre os filhotes este índice cresce, pois o bichano não esta totalmente preparado para combater todos os efeitos do vírus .
Apesar do perigo da cinomose, que é pouco conhecida e temida para quem ouviu falar dela, não é de todo impossível se combater ela, ou seja nem todo animal com cinomose esta marcado para morrer. Um fator é decisivo no combate a doença é um diagnóstico precoce.
Quando a doença demora a ser percebida o tratamento é bem mais complexo e lento, devido o vírus evoluir e ir atingir a parte neural do animal. Com isso deixando sequelas neurológicas como tremores, paralisia e tiques nervosos.
O perigo da Cinomose
A transmissão canina ocorre por partículas virais presentes no ar ou nas secreções oculares, nasais, orais ou fecais.As secreções ainda podem contaminar água, comida e objetos. Nós podemos carregar o vírus na roupa, mas a doença só afeta animais como cães e furões.
O perigo da cinomose é tamanho que devemos ressaltar que nenhuma raça de cachorro esta livre da doença, inclusive os ditos popularmente de vira latas. O maior perigo esta nos filhotes, mas os cães adultos não estão totalmente fora de perigo de pegar esta doença.
Uma prevenção importante é deixar o habitar do animal sempre asseado e limpo, para dificultar a propagação do vírus. Claro que isto não impedirá , que a doença se instale no ambiente, mas será um fator de grande relevância no aparecimento da doença. Sabemos que o perigo da cinomose é verdadeiro e cruel com os donos de cães.
5 etapas do ciclo da Cinomose
O perigo da cinomose é alto como vimos até agora. A partir de agora veremos como o vírus se instala no organismo do cão.
1- fase oftalmológica- Antes de entrar em qualquer parte do organismo ela atinge os olhos do cão, provocando sintomas como conjuntivite, congestão ocular, lesões perioculares e secreção nos olhos.
2- fase respiratória- é a fase onde ela encontra melhor caminho para se disseminar pelo resto do organismo. O comum nesta fase é provocar um quadro grave de tosse, dificuldade de respiração, pneumonia, além de secreção nasal. Esta etapa é que evidencia o perigo da cinomose.
3- fase tegumentar- nesta etapa o perigo da cinomose pode atingir a pele , pelagem, unha e glândulas. Entre as reações esperadas podemos enquadrar a hiperqueratose do nariz, excesso de queratina ,que provoca o endurecimento, patas ressecadas e mancha no abdome.
4- fase digestiva- O microrganismo se multiplica no intestino. É a segunda área do organismo mais atingida. Com isto provoca inflamações que se manifestam por vômitos , diarreia e perda de apetite.
5- Fase neurológica- Por sinal , o perigo da cinomose, no estágio mais avançado. O vírus se dirige ao sistema neural central, onde o estrago e mais profundo.Provocando encefalite. Sendo que este fator pode provocar convulsões, cegueira, paralisia, perda de consciência e tiques nervosos.
Como conclusão a melhor coisa que se pode fazer é a prevenção. Como se faz isto? Para evitar que os nossos amados sejam infectados devemos vacina-los. Como o vírus não privilegia faixa etária, então devemos nos precaver desde que eles são filhotes.
O recomendado é que ele tome a primeira dose com 45 dias de vida e as outra duas doses num intervalo de 21 à 30 dias, sendo que para isto o animal não deve estar doente. Ao término desse ciclo o recomendado é que ele tome um reforço anualmente. Uma observação importante durante a fase de imunização não deixe ele perto de outros animais e mesmo não faça passeio pela rua com ele.
Um problema que não é muito divulgado o perigo da cinomose e as pessoas não sabem disso. Outro fator não existe campanha de vacinação em relação a cinomose e assim sendo, não é gratuita. Por isto não adianta vacinar seu cão apenas nas campanhas, que são apenas contra raiva canina, que é transmitida para o homem, por isto existe a campanha. Pense numa coisa seu cão não é seu filho, então faça um esforço e vá a uma veterinária.
A cinomose na maioria dos casos é fatídica. Por isto o melhor conselho é apreender e muito sobre esta doença
O importante ressaltar que uma das formas de se combater esta doença é através da vacinação. Este fato diminui e muido a incidência da doença principalmente nos filhotes
Muito esclarecedor!! Já tive uma cachorra com cinomose e realmente seria muito útil se tivesse essas informações na época!Parabéns pelo artigo! Compartilhei!
Obrigado! pela sua impressão do artigo. Esses artigos são para ser compartilhados, pois quanto mais conhecimento mais proteção terão nossos animais. Estou feliz com a opinião de vocês
uma doença terrível .. principalmente se o cão não tiver sido vacinado contra a doenca