Saiba todos os problemas e soluções relacionados a cães e gatos.

O primeiro ato vermifugação. Confira os detalhes

O primeiro ato vermifugação. Com esta ação você começa a proteger seu peludo contra uma série de parasitas.  Eles podem provocar doenças e leva-lo a morte prematuramente. A atitude de dar remedio contra vermes ao recém nascido é um ato de amor de você em relação ao seu animalzinho.

 

Temos uma série de parasitas circulando que estão esperando a hora para invadir o organismo de seu novo amiguinho. Se você deseja proteger ele antes mesmo de vacinar.  O primeiro ato vermifugação e assim dar remédio de verme para proteger seu pet no prazo correto.

 

O primeiro ato vermifugação

 

A vermifugação é uma atitude fundamental para evitar doenças tanto no animal, como nas pessoas que convivem com ele.  Por isto, assim que adquiri ,principalmente um cão, a providência de vermifugar tem que vim em primeiro plano e logo a seguir a vacinação.

 

Este fato toma proporção maior por ser no Brasil, país tropical . País  clima quente e úmido, fator preponderante para proliferação de parasitas.  Devido estas características este é um tema que deve ser avaliado com bastante seriedade.  Esta é uma  ação para evitar a perca prematura de um cãozinho por causa desses parasitas.

 

Saúde pública

 

Pode-se considerar esta situação como saúde pública. Sendo importante ressaltar um comprimidinho vai salvar e melhorar a qualidade de vida de seu mascote.  Porque esta é a primeira  providência que deve tomar em prol de seu minúsculo parceiro.

 

Os vermes mas comuns são o Ancylostoma caninum, causador da dermatite larva migrans cutânea.  Conhecida como bicho geográfico e o Toxocara canis , que provoca toxocaríase visceral . Ataca sobremaneira pulmão ,  o sistema neurológico e  toxocaríase ocular   que atinge os olhos.

 

 

o primeiro ato vermifugação

 

 

 

Porque o primeiro ato verfimugação, pelo fato que também está protegendo sua familia.  Afinal existem algumas doenças que passam do seu animalzinho para pessoas.  Principalmente as mais vulneráveis, que são as crianças e as pessoas com o sistema imunológico comprometido.

 

Esta transmissão se dá pelo contato direto com o animal  e pela  urinas e fezes dos mesmos. A infecção dos mascotes se dá após de ovos infectantes.  Fato este que ocorre no contato com bichos doentes. Fezes, aguá alimentos contaminados, pulgas e carrapatos. Como também podem ser passados pela mãe na hora do parto ou na amamentação por isto a importância da vermifugação rapidamente. A mãe deve ser vermifugada assim que é descoberto que ela está grávida e seu filhotes nas datas corretas.

 

Prazo para a vermifugação

 

Existe um prazo específico para cada tipo de caso, onde explicaremos melhor abaixo. O importante é seguir estes prazos para evitar riscos desnecessários e as vezes fatais. o ideal  é iniciar o tratamento o mais rápido possível.  e assim  evitar o contágio de parasitas em outros pets.

 

Nos filhotes a vermifugação deve ser iniciada antes das vacinas. Pode-se mesmo aplicar o remédio contra verme  todo mês até ele completar 1 ano de vida. Após este periodo o que o vai determinar a regulariedade da ação contra verme é o local onde ele habita e o estilo de vida do pet.

 

Sendo que pelo menos em ano em ano é aconselhavel que o animal seja vermifugado .  Sendo  para definir com exatidão teria que avaliar fatores externos , como ambiente, caracteristica do animal e outros fatores.

 

Fihotes de mães não vermifugadas

De a primeira dose aos 21 dias de vida de espectro amplo.  Ela tem  poder de  proteger  contra todos os parasitas e 15 dias após da primeira dose da segunda dose.  E  após  30 dias após a segunda dose dar terceira dose. Sempre usando remédio de verme espectro amplo e 60 dias após a terceira dose  fazer exame de fezes. Repetir a sequência  uma ou duas vezes  antes de terminar as sequências vacinais. O que geralmente ocorre  quando o mascote alcança 150 dias.

 

Filhote de mães vermifugadas

 

A partir de 30 a 35 dias de vida da primeira dose e com 15 dia após a primeira dose dar a segunda dose do remédio de verme de amplo espectro.  Com 60 dias depois da segunda dose fazer exame de fezes . Repetindo este processo 1 ou 2 vezes durante o período de vacina.

 

O primeiro ato vermifugação

 

Tudo o que foi dito até agora deixa bem claro o poder da vermifugação.  E dessa forma  para deixar mais clara a questão vamos colocar queexiste  dois principais tipos de parasitas.  São os endoparasitas ou  internos ( Giardia lambria) e os ectoparasitas ou externos (carrapatos, sarna , ácaro e pulga ) dependendo de fatores , do tipo números e  espécie o pet terá reacão diversificada.

 

No parte intestinal se encontra os problemas trazidos pelos endoparazitas.  O que ocasiona diarréia, dificuldade crescimento, anemia, alteração na pelagem, vomito, sangue nas fezes e dor no abdomem. Diferindo da ectoparazitas que resultar coceiras,otite,inflamação cultânea, pequenos pontos escuros  na pele.

 

Leia mais:

https://caoegatoanimaisdomesticos.com/a-gripe-canina-e-suas-consequencias/

https://caoegatoanimaisdomesticos.com/saiba-quais-as-vacinas-necessarias-para-o-seu-pet/

https://caoegatoanimaisdomesticos.com/o-seguimento-canino-afetado-pela-diabetes/

https://caoegatoanimaisdomesticos.com/como-nutrir-seu-caozinho/

 

 

 

 

 

 

 

miuda chuvisco
  • Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

Doençasraça de cãesvacinas

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: