Saiba todos os problemas e soluções relacionados a cães e gatos.

O seu cão teme o veterinário? Veja detalhes

O seu cão teme o veterinário?  o que fazer? Para  evitar este tormento precisamos tomar atitudes para combater este fato. Afinal que tem animal sabe a dificuldade nessa hora tao delicada.  Porque muitos peludos neste momento   ficam em pânico só de passar por perto da clínica veterinária.

Então o que fazer se o seu cão teme o veterinário? Só uma dica muitas das vezes o responsável por este medo é responsabilidade do seu proprietário que passa de forma inconciênte este temor para o animal. Segundo especialistas os donos constumam criar um panorama de medo , que automaticamente seu pet assimila este terror.

Pode ser desde um poderoso pit bull até um minusculo gatinho. E assim começam a uivar, miar a tantas outras manifestações.

o seu cão teme o veterinário?

Uma das soluções para combater este pânico são visitas regulares ao veterinário, pois além de serem importantes para a saúde geral do animal, também vão acostumar melhor seu peludo as visitas ao veterinário e assim o estado emocional  do seu animal vai aos poucos se normalizando. Isto ocorre porque o animal relaciona a visita a clínica e também o cheiro A experiência ruim que tiveram.

Uma simples aplicação de uma vacina faz com que o pet associe a veterinário e clinica animal. E dessa forma agem com temor e agressividade.

Ambientar ao ambiente

 

Você podendo desde cedo ambientá-lo no ambiente terá menos estresse no dia que precisar levar seu bichano a visita . E dessa forma o seu  cão não  temerá  o veterinário. Só que dono pode contribuir nessa empreitada. O vital que o dono aja naturalmente e nunca transmita sinal de insegurança ao animal.

Uma forma extra de evitar este estresse é realizar um treinamento desde filhote do animal. Como assim? fazer uma fase de socialização  levando seu bichano para fazer visitas periódicas ao veterinario ” visitas ” assim ele não fará associações negativas as visitas.

O seu cão teme o veterinário

 

Se não puder deixe que pessoas de casa, vizinhos e estranhos socializem com ele. É um erro esconder o filhote em casa. Ele tem que ter contato com a sociedade para ser menos agressivo quando encontrar estranhos. Deixe que mexam nas orelhas, focinho , patinhas, rabinhos . Isto será uma simulação de uma visita ao veterinário .  Com isto tem grande chances do seu cão nao temer o veterinário.

O seu cão teme o veterinário.

 

Esse treinamento será feito em 7 fases: preparação, chegada com calma, truque para entrar, sala de espera, passeio ao veterinário, caixa de transporte,  hora da consulta. Assim  se o seu cão teme o veterinàrio? será superado esta etapa.

 

1- fase

Preparação- Antes do pet ir propriamente no veterinário o proprietário pode simular aplicação de uma injeção com uma caneta. e durante o preparo dar carinho e petisco uma forma de recompença. Asssim o bichano associará em algo positivo.

2-fase

Chegada com calma- Se seu bichano tem medo de entrar numa clinica veterinária o dono pode passar várias vezes com o peludo na porta.  Esta é uma forma Para acostuma-lo com o ambiente. Deixando  calmo pode ganhar um afago ou mesmo petisco. Aplicando o comando brincar na frente da clínica ou pet shop. Tudo ajuda. Só que o dono do pet tem fazer tudo de forma natural.

3- fase

Truque para entrar- Nesta etapa pode entrar várias vezes na sala de espera e quando perceber que o animal se encontra calmo recompensá-lo.

4- fase

Sala de espera- No local é vital brincar com o anim al, com isto ele vai associar o local com algo positivo e para melhorar a situação promova a interação do animal com os presentes no ambiênte e principalmente com os funcionários. Isto o ambienta com o local preparando ele quando tiver que fazer uma visita a clínica. Sempre no final de um agrado.

5- fase

Passeio ao veterinário- Se seu pet for daquele medroso ( principalmente )  crie idas ao veterinário e os apresente. Deixe o veterinário pega-lo . Isto vai ambientá-lo com o profissional. Com isto terá mais chances futuras  de menos estresses nas visitas. Peça ao veterinário para dar um petisco ao animal.

6- fase

Caixa de transporte-  Lembre-se a caixa de transporte é uma aliada para deixar o bichano mais tranquilo, então use-a desde sempre. Claro tem que fazer um treinamento para que ele se acostume a usa-la. Chegará o tempo que ele vai associa-la a passeio.

7- fase

Hora da consulta- Normalmente o bichano fica mais avontade na presença do dono então acompanhe ele nesse dia. O peludo ficando seguro a tendência que tudo ocorra tranquilamente.  depois sair consulta de um petisco.

O seu cão teme o veterinário

A fase inicial do cachorrinho é fundamental para resolver este medo da clínica de veterinário. A forma de reverter o quadro desse medo teria que ser  base de agrados  e petisos . Com isso o peludinho teria uma informação positiva da clínica enão aquele terror todo do médico veterinário.

Leia também:

caoegatoanimaisdomesticos.com/amor-definicao-para-um-gato-especial/

caoegatoanimaisdomesticos.com/amor-de-alma-que-uniu-pastor-belga-a-seu-dono/

caoegatoanimaisdomesticos.com/cuidado-na-escolha-de-seu-filhote/

 

 

 

 

miuda chuvisco
  • Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

comportamento e higiene

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: