Fique sabendo as vacinas que seu pet deve tomar
|Saiba quais as vacinas necessárias para o seu pet, esta é a melhor forma de imuniza-lo em relação uma série de doenças. Algumas delas, provocam efeitos colaterais, mas de durabilidade pequena. Com isto a solução é manter a carteirinha de vacinação em dia é o melhor remédio para o seu pet.
Doenças infecciosas só é combatida com vacinação e não adianta querer dar a vacina quando o seu pet já adquiriu a doença, temos que seguir a data para aquele tipo de doença .
Outro fato importante , quanto maior o número de pets protegidos a disseminação da doença encontra menos focos para contaminar os que não se vacinaram.
Saiba quais as vacinas necessárias para o seu pet,com isto você vai provocar o conhecido ¨ efeito rebanho ¨ Vamos colocar por exemplo que tenhamos 70% da população de pets vacinados na data estipulada. aqueles restantes de 30% tem menor chance de ser contaminados, pois estão no meio dos que foram vacinados.
Saiba quais as vacinas necessárias para o seu pet
O projeto de vacinação tem que antes fazer um exame clínico no pet para ver se o animal esta apto para começar a vacinação.
Afinal qualquer problema pode determinar o adiamento da vacinação. Podemos destacar: diarréia, febre , infecções , vermes , pulgas e carrapatos. Antes de iniciar o processo de imunização, temos que combater estes males.
Os pets tem que ser vacinado desde pequeno no período de 45 à 60 dias de vida para obterem anticorpos contra vírus e bactérias, que muitas das vezes, causam doenças fatais. Vamos citar o exemplo de algumas. Podemos colocar cinomose, parvovirose, leptospirose , enfermidade víral com sintomas gastrointestinais , respiratório, cutâneo e neurológico.
As vacinas tem uma variante na sua perioridade, para se considerar que o animal esta com a vacinação em dia temos que levar em conta algumas coisas. ¨ Filhotes inicialmente recebem 3 doses das vacinas com intervalos de 20 à 30 dias. Na última dose recebem a antirrábica.
Vacinação em dia
Os animais com mais de 4 meses de idade devem receber anualmente a antirrábica, contra raiva , doença grave e sem cura, manifestada por sinais neurológicos.
O veterinário além dessa vacinação tem que fazer um exame clínico no bichano para avaliar se ele precisa de alguma outra vacina específica.
Saiba quais as vacinas necessárias para o seu pet . O dono do pet deve levar ele para tomar um reforço contra as doenças a cada 6 meses. O veterinário que vai definir quais são as vacinas que necessitam de reforço.
Qual o tipo de vacina é mais indicada
Existem dois tipos diferentes de vacinas as inativas ou atenuadas ou modificadas. . A primeira são produzidas a partir do virus morto e a segunda fabricadas com vírus vivo. Basicamente as vacinas são polivalentes, protegendo contra vários tipos de doenças.
A ùnica pessoa que pode avaliar qual das duas é a mais indicada para seu cão é o veterinário. Ele avalia vários aspéctos a idade do cão, histórico de saúde, a raça e o grau de exposição a vírus e bactéria.
As vacinas caninas são chamadas de V8, V10 e V11 e protegem os animais de estimação contra cinomose, conoravirose, hepatite infectagiosa, leptopirose, parvovirose, influenza e adenosvírus. O fator que diferencia estas vacinas e que a V10 e V11 protege melhor contra variações da leptospirose
Efeitos colaterais
Após a vacinação, alguns animais, podem apresentar algum grau de anomalia, chamado também de efeitos colaterais, os mais comuns
São: ficar quieto demais, perder o apetite, ficar sonolento, passa geralmente em dois dias. Nos casos mais leves de dor, você pode fazer uma compressa de água quente
O importante ressaltar que muitos animais só ficam imunizados completamente depois da terceira dose.
Outro fato de relevância que um estudo feito comprovou que menos 1% dos animais tem reação forte a vacina e o mais preocupante é o choque anafilático, neste caso, corra para o consultório, pois caso contrário o animal ,tem risco de morte.
Agenda calendário de vacinação básico para cães
- Época 45 a 60 dias de vida- vacinas- primeira dose de múltipla que protege contra adenovírus, cinomose., coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose, parainfluenza.
- 30 dias após a primeira dose- segunda dose da vacina múltipla
- 30 dias após a segunda dose- terceira dose da vacina múltipla
- Aplicada a partir do quarto mês de idade- Vacina antirrábica
- Anual- Reforço da vacina múltipla
- Anual- Reforço da antirrábica
O que você acha de conhecermos melhor os filhotes de cães. Dessa forma podemos vacina-los de forma mais consciente. vamos lá.
o que que você sabe sobre cães. vamos saber um pouco mais sobre cães