Como se adestrar um gato ?

Será Possível adestrar um gato?  para esta pergunta a resposta é sim, porém tem algumas diferenças em relação os cachorros, afinal os gatos são menos sociais e com isto você gastará mais tempo, nesta prática. Sendo importante ressaltar, que terá mais dificuldade ,mas conseguirá se for  persistente.

 

Uma coisa que temos que ressaltar é que na hora do adestramento você não pode de maneira alguma estar estressado, pois  caso isto ocorra, você passará isto para o animal, e dessa forma, seu objetivo ficará dificultado.Boa parte dos gatos, aprendem certos truques com elevada facilidade. O grande segredo ao treinar os gatos, é encontrar maneiras de motiva-los.

 

Diferentemente dos cachorros os gatos são mais presos a parte territorial do ambiente, já os cães são ligados muitos mais aos seus donos. Claro que existe exceções a esta regra.

 

Será possível adestrar um gato?

 

Como foi falado nas linhas anteriores para treinar um gato temos uma situação diferente dos cães. Uma das principais é buscar a premiação e nunca a punição aos gatos, pois caso isto ocorra, o gato por natureza, ficará arredio. Um outro fator importante ao se treinar e saber que eles não gostam de obedecer seus donos. Tudo isto tem que estar bem claro, antes de começar o treinamento.

 

Baseado nisto saberemos com exatidão se será possível adestrar um gato? O adestramento do felino dependerá mais de nós do que propriamente do gato. Se nós soubermos agir conseguiremos tirar do gato a capacidade de viver em família e, assim, viver na companhia de seu dono.

 

Um dos fatores que determinam a empatia entre dono e gato é se conseguir a interação social que vai motivar o aprendizado e a educação do animal. Quanto maior for sua interação com o felino, mais motivação você vai retirar dele para o que é desejado.

 

Outro fato tem que ficar bem claro antes mesmo que você inicie o treinamento. Se pergunte Será possível adestrar um gato? mas como desenvolve-se este processo. Tem que ficar claro para você que o treino não tem nada haver com a capacidade de aprendizagem, em suma: os gatos são tão capazes de aprender , como os cães, porém não sentem nenhum prazer nisto.

 

Qual o segredo para adestrar um gato?

Você sabe como começar este processo, pois o começo é fundamental na conquista da confiança do felino. Teremos que usar e muito o reforço positivo como sustentação para educação e formação da estrutura necessária na condução da sistemática. Os gatos são muitos sensíveis a punição e se você começar a dar bronca será um sinal fatídico para não alcançar seus objetivos.

 

O segredo fundamental nesta educação e saber motivar o gato. Um fator importante que este treino comece o mais rápido possível. Temos que adestrar o gato com prêmios esquecendo por completo a punição se queremos resultados. Este fato é importante, pois quando uma atitude tem resultados positivos para  o gato, ele tende a repeti-lo.

 

Ele pensa automaticamente na recompensa. E cada vez que ele repetir e ganhar um prêmio o gato ficará avido por repetir na esperança de ganhar sempre algo. Ai que esta o segredo na conquista da confiança do bichano .Você pode premiar com a comida favorita, carinhos, palavras carinhosas ou brincadeiras. Escolha o que você quer e o mais proveitoso naquele momento, e de prêmios ao seu bichano!

 

Usar a punição é muito perigoso em se tratando de gato

 

 

O mais aconselhável é que escolha a postura do prêmio, pois usando a punição você pode jogar tudo a perder, mesmo que ele tenha feito coisas erradas

A punição que seria aceitável para o cachorro , nem sempre o é para o gato.

Vejamos o que poderia ocorrer com uma punição mal interpretada pelo gato:

  • Evasão e não cooperação: a punição promove comportamento de evasão, mas nunca de cooperação.Medo e agressividade: muitos gatos reagem agressivamente contra o castigo porque se sentem ameaçados. Isso é muito perigoso, tanto para o animal quanto para o dono.
  • Deterioração da ligação: existe o risco de que o vínculo entre o dono e o gato seja afetado negativamente.
  • A punição gera uma aversão à situação, o que impede o relaxamento do animal e aumenta a dificuldade de aprender o que é ensinado.

A receita básica para aprender como adestrar gatos é a paciência e o carinho, como acontece com outros animais ou mesmo com crianças pequenas. Se desejar mais informações sobre gatos vá neste artigo sobre diabetes nos gatos link  https://caoegatoanimaisdomesticos.com/melhor-dieta-para-o-gato-diabetico/

Os gatos são animais muito inteligentes e têm grande capacidade de aprendizagem. No entanto, é necessário dedicar tempo e atenção ao seu bichinho para que ele possa entender e se acostumar com a vontade do dono. A chave é não tentar ir muito rápido nem exigir demais do animal. O segredo é paciência e amor. Ou não será Possível adestrar um gato? Você já tentou? se não as coordenadas estão aqui. ese quiser mais informações sobre gato acesse esse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato

 

Meu nome é Luiz Carlos Ramalho, jornalista e amo escrever. Tenho paixão por gatos e cachorros. Meu lema é só se consegue algo, usando o amor na frente de tudo que se faça.

One Comment

Deixe um comentário